quinta-feira, 24 de setembro de 2015

"Ata": Reunião 24/09


      Seguiremos por regras fechadas
      Começamos fechando as mecânicas antes das regras
      Vamos seguir pela ideia do Franco de um jogo de conquista de territórios, onde cada território provê recursos que serão disponibilizados para a realização de objetivos no jogo, aquisição de itens etc.
      Ter uma peça que represente um mensageiro e alianças só podem ser feitas entre jogadores quando um mensageiro chegar em outro jogador, dando possibilidade de se prevenir de alianças contra
      Cartas de objetivos secundários auxiliam ganho maior de pontos
      Cada terreno tem propriedades diferentes, com efeitos permanentes, um positivo e outro negativo
      Peças do terreno são conjuntos de hexágonos formando um grande bloco com combinações de formatos diferenciados

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

"Ata": Reunião do dia 19/09

- Decisões feitas:
1. O mapa do jogo será montado aleatoriamente utilizando-se peças de terreno que fornecerão vantagens e desvantagens aos diferentes jogadores, sendo que o mapa será único para todos. Essa decisão foi feita para aumentar o replay value do jogo através da variabilidade, além de desencadear outros fatores que devem ser levados em conta pelo jogador ao movimentar-se.
Uma boa sugestão para guiar a montagem do mapa é criarmos templates, mas esta ideia em si ainda está em aberto.
2. O jogo começará cooperativo e terminará competitivo, sendo que essas duas "fases" não serão completamente heterogêneas entre si (por exemplo, haverão elementos competitivos na fase cooperativa e vice-versa), sendo que essas fases serão separadas definitivamente apenas por um "marco" no jogo (que seria, talvez, o cumprimento do primeiro objetivo por um dos jogadores). Tomamos esta decisão também para melhorar a jogabilidade geral ao permitir, nas entrelinhas, intrigas, armadilhas e alianças entre os jogadores.
- Impasse:
Chegamos à seguinte questão e não conseguimos resolver na hora, por isso decidimos postar aqui pra discutir com mais calma e mais cabeças pensando. É o seguinte: Cada jogador deverá controlar somente uma peça no tabuleiro, como num RPG, ou várias, como num jogo de estratégia?

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Discussão: Aula do Dia 09/09

Só pra constar o que discutimos na última semana:

Levantamos a seguinte questão: Por onde começar a trabalhar? As opções eram três: mecânica, objetivo ou temática.
A decisão foi começar pela mecânica do jogo, uma vez que dependendo dela poderíamos modificar os objetivos, e a temática seria de menor prioridade, uma vez que dependendo da mecânica, diferentes temáticas poderiam ser adotadas.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Ideia de arranjo de regras!

Só colocando uma ideia que tive para o nosso jogo:
Haveriam apenas algumas regras básicas que seriam conhecidas por todos os jogadores.
O resto das regras é distribuído em cartas (ou algo do tipo) entre todos os jogadores, que não seriam reveladas inicialmente, sendo que o jogo nunca teria as mesmas regras porque haveriam diferentes "baralhos" e um número limitado de cartas em dada partida.

Para chegar ao objetivo do jogo seria necessário que as regras fossem reveladas através do feedback do jogador que possui a carta para dada regra em dado momento, mas não tenho certeza de como isto funcionaria.

Isto é apenas um esboço de uma ideia, é claro, aberta a discussão.